Buscar
  • Time macON

Empresas familiares e o processo sucessório

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam quem 90% das empresas Brasileiras possuem perfil familiar, isto é, mantém membros da família na administração de seus negócios, fazendo com que estas relações familiares interfiram diretamente na dinâmica cultural e organizacional da empresa.


Um dos maiores desafios de uma empresa familiar é resolução de conflitos pessoais já que dentro destas organizações há a supervalorização de relações afetivas em prejuízo dos vínculos organizacionais.


Vale a pena ressaltar que 70% dos empreendimentos familiares não resistem a morte do fundador. (Soares, Machado e Marocco,1997) Por isso o tema do processo sucessório e as novas gerações continuam sendo muito discutidos.


São inevitáveis os conflitos quando a geração sucedida não consegue elaborar um plano bem definido e consensual de eleição da nova liderança.


Questões como distinção de objetivos, pontos de vista diferentes, despreparo dos sucessores, desconforto na subordinação por imaturidade etária e falta de uma política clara para admissão de novos parentes são exemplos muito comuns de conflitos e rompimentos societário.


Vejamos alguns paradoxos:


“Famílias são os socialistas, empresas são capitalistas. Na família prioriza-se a igualdade, na empresa prioriza-se o mérito. A família visa a continuidade, a empresa visa o lucro. As famílias aceitam parentes de forma incondicional enquanto as empresas condicionam a contratação por competência.”(Waller Michael 2018)


Acredito que a reflexão pregressa e sem tabus sobre o processo sucessório nas organizações familiares seja em grande parte à solução de uma infinidade de problemas que podem levar ao fim não só do empreendimento propriamente dito mas ao fim dos laços afetivos familiares também.


Por:

Daniela Maciel, tenho 43 anos, nasci em Belo Horizonte, sou contadora formada pela PUC-MG em 1999, mãe do Miguel e da Maísa, esposa do Eustáquio Júnior, segunda geração sucessora da Macon Maciel Contabilidade.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Preto Ícone Instagram
  • Black LinkedIn Icon

© 2023 por macON.