Buscar
  • Time macON

Você conhece o perfil DISC?

O Teste de Perfil Comportamental têm como objetivo mapear as tendências comportamentais de cada indivíduo, ou seja, as características de caráter subjetivo que impactam no seu dia-a-dia. Essas características, chamadas de Soft Skills, estão sendo cada vez mais valorizadas dentro da esfera empresarial uma vez que elas são essenciais para desenvolver um ambiente de trabalho mais eficiente e dinâmico. Paciência, resiliência, trabalho em grupo, senso de liderança e boa comunicação são algumas características que fazem parte desse grupo.


A Metodologia DISC é um Teste de Perfil Comportamental desenvolvido na década de 1920 por William Marston, PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard, mas que está sendo muito utilizado atualmente por profissionais que trabalham na área de gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Esse teste visa identificar os traços comportamentais mais predominantes em cada indivíduo.

Esta Metodologia descreve quatro tipos comportamentais principais, os quais originaram a expressão DISC, como representado na imagem abaixo.



(D) Dominance - Dominância: Esse comportamento remete ao controle, poder e assertividade. Assim, quem prevalentemente possui este item é visto como forte e até mesmo rude, e pode demonstrar falta de empatia pelos outros.

(I) Influence - Influência: Está relacionado à comunicação e às relações sociais. Essas pessoas costumam ser mais extrovertidas e mais amigáveis, assim, gostam de ser o centro das atenções e não costumam passar muito tempo sozinhos.

(S) Steadiness - Estabilidade: Este comportamento diz respeito à paciência e persistência. Quem tem este item predominante costuma ser mais reservado e não gostar muito de mudanças e surpresas. Valorizam muito a família e a equipe.

(C) Conscientiousness - Cautela: Está associado à organização e à estrutura. Eles são mais analíticos, assim, focam mais em fatos, detalhes e provas. São vistos como sendo pessoas mais reservadas e silenciosas.

É importante que fique claro que todas as pessoas possuem características referentes aos quatro tipos comportamentais, porém, um ou dois perfis, normalmente, se destacam em relação aos outros.

Além disso, é importante entender que este Teste nos ajuda a identificar aspectos que podem ser desenvolvidos ainda ao longo da nossa vida profissional e pessoal.

Quando o Teste de Perfil Comportamental é realizado no mundo coorporativo conseguimos ser mais assertivos nas decisões estratégicas da empresa como escolher líderes com os comportamentos mais importantes para cada área, maior sucesso ao delegar funções específicas para cada colaborador, realização de treinamentos de acordo com as reais necessidades da organização e principalmente na seleção de novos funcionários para a empresa entendendo que, para determinada profissão, existe a sua própria relação entre os quatro tipos de comportamentos.

Se você ainda não realizou o seu Teste DISC ou de sua equipe ainda, é só acessar este link.

Aproveite!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo